abril 26, 2024 7:52 pm

Garantimos que este guia para o melhor software de edição de vídeo contenha opções para todos os tipos de pessoas, desde iniciantes em criação de filmes até editores profissionais que desejam destacar seu trabalho.

Não importa se você está usando um dos melhores laptops para edição de vídeo ou outro dispositivo, escolhemos as melhores opções para você. Você encontrará o melhor software de edição de vídeo para computadores Windows, Mac e Android. Também existem opções brilhantes para iniciantes e editores de vídeo experientes.

Neste guia de compras, reunimos uma seleção dos melhores editores de vídeo da atualidade. Essas ferramentas tornam o corte, edição e aperfeiçoamento realmente simples. O software que escolhemos não custa muito, pois enquanto o software profissional de edição de vídeo pode se tornar muito caro, essas versões domésticas acessíveis significam que estão dentro do orçamento da maioria das pessoas.

No entanto, também listamos o melhor software de edição de vídeo gratuito. Essas são ótimas ferramentas para pessoas que não querem se comprometer financeiramente em fazer filmes, e você ficará surpreso com o quanto elas oferecem, considerando que são totalmente gratuitas!

O MELHOR SOFTWARE DE EDIÇÃO DE VÍDEO PAGO

1- ADOBE PREMIERE PRO CC

O melhor software de edição de vídeo para Windows.

Plataforma: Windows e Mac | principais características: Edição multi-cam, edição 3D | Faixas de vídeo ilimitadas, teste gratuito, melhor para profissionais e iniciantes.

Se você é usuário do Windows, o Adobe Premiere Pro CC é o melhor editor de vídeo disponível no momento. Esse é um pouco óbvio: o Premiere Pro é um editor de vídeo com um dos maiores nomes do setor, usado por multidões de profissionais criativos.

É fácil ver por que é tão popular para os usuários do Windows 10. Ele pode lidar com um número ilimitado de faixas de vídeo, que podem ser importadas de praticamente qualquer fonte que você possa imaginar (arquivos, fitas, câmeras de todos os padrões … até VR). A sincronização automática é uma joia quando você tem fotos em vários ângulos, e é difícil culpar as ferramentas de ajuste fino que realmente fazem seu vídeo se destacar da multidão.

Há também um aplicativo complementar gratuito totalmente novo – Adobe Premiere Rush – que facilita o trabalho com imagens capturadas no telefone. No momento da redação, ele estava disponível no iOS, macOS e Windows.

Você pode assinar apenas o Premiere Pro por conta própria, mas se usar mais de um dos aplicativos da Adobe, valerá a pena assinar a Creative Cloud por uma taxa mensal um pouco maior.

2- FINAL CUT PRO X

O melhor editor de vídeo que você pode obter para o seu Mac.

Plataforma: Mac | principais características: Edição Muti-cam, balanceamento inteligente de cores, faixas de vídeo: Ilimitadas, teste gratuito de 30 dias, melhor para profissionais e iniciantes.

O Final Cut Pro X é a nossa escolha para o melhor software de edição de vídeo para Mac. E, como você suspeitaria da Apple, o indispensável editor é fácil de usar e vem com recursos suficientes para garantir o preço (reconhecidamente alto). Gostamos das ferramentas de agrupamento, das opções de efeito e da maneira direta de adicionar e editar o áudio. Se você já está entrelaçado no ecossistema da Apple, apreciará como o Final Cut se coordena de maneira inteligente com suas coleções de Fotos ou iTunes.

3- ADOBE PREMIERE ELEMENTS 2019

Um ótimo editor de vídeo completo para atender à maioria dos usuários

Plataforma: Windows e Mac | principais características: estabilização de vídeo, detecção de rosto, rastreamento automático de movimento, faixas de vídeo ilimitadas, teste gratuito, melhor para profissionais e iniciantes.

A Adobe faz outra entrada nesta lista com o Premiere Elements; uma ótima opção para editores iniciantes e experientes. Não é tão complexo quanto o editor de vídeo Premiere Pro, mais pesado (listado no número um acima), mais adequado para profissionais de edição de vídeo em tempo integral. Mas o Premiere Elements ainda possui excelentes recursos, como detecção de rosto, efeitos de áudio e trilhas sonoras incluídas. E é fácil de usar também.

Seja você um novato em edição ou um profissional, funções automatizadas, como rastreamento de movimento e tonificação inteligente tornarão sua vida muito mais fácil. O mesmo pode ser dito da opção de estabilização de vídeo e da simplicidade de edição. O Premiere Elements vem com todos os efeitos de vídeo que você esperaria de um editor de vídeo para consumidor: transições, chroma-keying, opacidade e assim por diante. A biblioteca de mídia também é organizada de forma inteligente, com pesquisas inteligentes, facilitando a localização de arquivos finalizados e rascunhos.

4- KINEMASTER

Melhor software de edição de vídeo para Android

Plataforma: Android, iOS | principais recursos: visualização instantânea, efeitos inteligentes, aplicativo grátis, melhor para Iniciantes e uso profissional leve.

Se você acha que tentar editar um vídeo no seu smartphone ou tablet é um exercício inútil, o KineMaster fará você pensar diferente. Disponível para dispositivos Android, iPhones e iPads, destacamos essa opção como o melhor software de edição de vídeo para Android, porque vai muito além do que você esperaria de um aplicativo móvel.

Ele possui a capacidade de editar várias camadas, adicionar anotações manuscritas e de texto, experimentar até quatro faixas de áudio e editar com precisão no nível de quadro e sub-quadro. Poderíamos continuar com uma longa lista de recursos, mas talvez o melhor endosso seja a pontuação média de revisão na App Store e no Google Play. Além disso, é gratuito, por isso provavelmente vale a pena fazer o download deste aplicativo de edição de vídeo e experimentá-lo.

5- COREL VIDEOSTUDIO ULTIMATE 2019

Melhor software de edição de vídeo para iniciantes.

Plataforma: Windows | principais recursos: Efeitos em tempo real, correção de cores, teste gratuito de 30 dias, melhor para Iniciantes.

O Corel VideoStudio Ultimate oferece uma ótima maneira de editar vídeos para iniciantes. Uma interface bem projetada significa que é muito fácil seguir em frente imediatamente, mas ainda assim não falta recursos. Há edição com várias câmeras, suporte a vídeo 4K, suporte a vídeo VR de 360 graus, uma biblioteca de música e vários efeitos, para citar apenas alguns.

Quanto mais você usar o VideoStudio Ultimate, mais notará e utilizará seus pequenos recursos e floreios. É uma ótima opção para iniciantes, e ainda tem muito a oferecer editores de vídeo mais experientes – embora os profissionais provavelmente desejem optar por uma das opções padrão de software de edição de vídeo.

6- FILMORA9

Uma ferramenta fácil de usar, com muitos efeitos e recursos incluídos.

Plataforma: Windows, Mac | principais recursos: suporte a 4k, efeitos integrados e títulos, teste gratuito, melhor para iniciantes.

O Filmora9 do Wondershare é uma forte ferramenta de edição de vídeo para iniciantes ou para aqueles que estão começando a editar. A interface intuitiva deve facilitar a introdução e existem títulos, efeitos e filtros internos projetados para os YouTubers iniciantes. Há também uma biblioteca de efeitos sonoros e músicas sem royalties para dar impacto aos seus vídeos, além da capacidade de gravar sua própria mídia para incluir diretamente na ferramenta.

Se você estiver usando a ferramenta profissionalmente, provavelmente desejará optar pelo FilmoraPro mais avançado.

Em termos de preço, existem algumas opções diferentes para você escolher. Se você está apenas começando, a versão gratuita inclui os mesmos recursos e ferramentas da ferramenta paga, mas todos os seus vídeos terão uma marca d’água. Você pode escolher entre um plano de 1 ano, um plano vitalício por uma taxa única. Finalmente, há um plano ilimitado sobrealimentado, que lança downloads ilimitados de uma biblioteca de ações e novos efeitos a cada mês.

7- CYBERLINK POWERDIRECTOR 17 ULTRA

Software de edição de vídeo para cineastas experientes.

Plataforma: Windows | principais recursos: Edição com várias câmeras, vídeo em 360 graus, rastreamento de movimento, teste gratuito de 30 dias, melhor para iniciantes.

O CyberLink PowerDirector é um software sério para editores de vídeo sérios: é um excelente software de edição de vídeo que oferece recursos profissionais e de alta qualidade, sem um orçamento de Hollywood. Entre na linha do tempo de 100 faixas e em breve você se aproveitará das inúmeras ferramentas de estabilização e correção de vídeo, efeitos profissionais, edição com várias câmeras, rastreamento de movimento e aparagem surpreendentemente fácil.

O MELHOR SOFTWARE DE EDIÇÃO DE VÍDEO GRATUITO

O alcance e o poder dos recursos disponíveis nessas ferramentas gratuitas de edição de vídeo são notáveis; se você tem talento, não há nada que o impeça de montar uma produção tecnicamente realizada.

Se suas necessidades são mais simples e você deseja apenas um software fácil de usar que se situe entre o Windows Movie Maker e um pacote profissional de ponta, então há um download gratuito de software de vídeo para você aqui.

8- DAVINCI RESOLVE

Correção de cores com qualidade profissional e masterização de áudio.

Plataforma: Windows, Mac, Linux | principais recursos: Ótima correção de cores, ferramentas de áudio Fairlight, colaboração multiusuário, bom para edição especializada em cores e áudio.

O DaVinci Resolve é uma ferramenta de edição de vídeo gratuita usada em produções de filmes e TV de grande orçamento. Ele é especialmente poderoso para correção de cores e recursos de áudio; portanto, se essas são prioridades, esse pode ser o software para você.

Além dos recursos de cores tradicionais, como editores de curvas e rodas de cores primárias, também há reconhecimento e rastreamento facial, para que você possa ajustar os tons de pele, olhos e lábios. Para áudio, o DaVinci Resolve usa o Fairlight, um conjunto de ferramentas de edição sofisticadas que permitem misturar e dominar até 1.000 canais.

É incrível que este software esteja disponível com quase todos os recursos presentes na versão gratuita. Se você está procurando o melhor software de edição de vídeo gratuito para Windows ou Mac, pode ser isso.

9- LIGHTWORKS

Um editor de Hollywood com apenas algumas restrições.

Plataforma: Windows, Linux, Mac OS X | principais recursos: Quase qualquer formato importado nativamente; produz diretamente para o YouTube/Vimeo; edição multicâmara; compartilhamento de projetos para grupos, bom para filmes com boa aparência.

Lightworks é outra suíte profissional de edição de vídeo usada em grandes produções de Hollywood. Surpreendentemente, na versão gratuita, você obtém quase todos os recursos. A principal restrição para a versão de licença gratuita são os formatos de saída – você só pode exportar um arquivo compatível com a Web em 720p. Se você deseja exportar alguns projetos para um formato diferente com um preço bastante baixo, pode comprar uma licença de um mês por R$ 120.

O Lightworks é sem dúvida um dos melhores softwares gratuitos de edição de vídeo para Windows 10. A linha do tempo soberbamente projetada permite um alto grau de controle, para que você possa aparar e misturar seus clipes de áudio e vídeo exatamente como você deseja. É um kit poderoso para um brinde, lidando com captura de vídeo e edição avançada com facilidade.

Por outro lado, por ser uma versão reduzida de um pacote profissional, você pode achar que a interface não é a mais fácil de navegar. Mas há muitos bons vídeos tutoriais para ajudá-lo a começar a trabalhar – e você não precisará pagar um centavo, desde que seus projetos não sejam comerciais.

10- VSDC

Adicione efeitos especiais e texto que serão exibidos em vários formatos.

Plataforma: Windows | principais características: Suporta ampla gama de formatos de arquivo, gravador de DVD embutido, ferramenta de gráficos, estabilizador de vídeo, bom para apresentações.

Se você está fazendo uma apresentação e deseja adicionar texto, linhas, gráficos e outros efeitos especiais, o VSDC é o editor de vídeo gratuito para você. Inclui filtros no estilo Instagram, muitos efeitos especiais, incluindo correção de cores e desfoque, e há uma ferramenta de máscara para que você possa aplicar efeitos a parte do vídeo (para obscurecer rostos, por exemplo). Há também um estabilizador de vídeo para ajudar a remover a trepidação da câmera das filmagens feitas com GoPros ou drones, e uma poderosa ferramenta de gráficos para adicionar gráficos às apresentações.

A versão gratuita do VSDC será exportada para vários formatos diferentes, incluindo AVI e MPG. Se você não tiver certeza sobre os formatos, pode personalizar a saída para que ela funcione bem em dispositivos específicos para reprodução. Ele suporta a maioria dos formatos de vídeo, para que você não tenha problemas para importar seus clipes, e há um gravador de DVD embutido.

11- HITFILM EXPRESS

Um editor poderoso com complementos para atender às suas necessidades.

Plataforma: Windows, Mac | principais recursos: Mais de 180 efeitos visuais; composição de efeitos 2D e 3D; exportação MP4 H.264; boa variedade de formatos de importação.

Nenhuma lista dos melhores editores de vídeo gratuitos estaria completa sem uma menção ao Hitfilm Express. Ele é capaz de produzir longas-metragens ou videoclipes com efeitos 3D, mas também é bom para gravar vídeos no YouTube, pois o upload direto é incorporado.

A versão gratuita do Hitfilm Express contém tudo o que você precisa para criar uma produção com qualidade profissional, mas em alguns casos você se beneficiará da expansão de seus recursos adquirindo alguns dos recursos adicionais. Os pacotes complementares começam em torno de R$ 35,00 para que você possa pagar apenas pelos recursos necessários e adaptar o software às suas necessidades por um preço razoável.

12- SHOTCUT

Esta excelente ferramenta gratuita oferece edição poderosa.

Plataforma: Windows, Linux, Mac | principais recursos: Suporte para ampla variedade de formatos; edição abrangente de vídeo e áudio; suporta resoluções de 4K; usa FFmpeg, bom para edição básica de vídeo.

Shotcut é a ferramenta para você, se você superou o Movie Maker e deseja ir para o próximo nível, mas não precisa da complexidade de alguns dos outros pacotes desta lista. Sua interface é simples e acessível, e você pode até personalizá-la para atender às suas necessidades através de painéis encaixáveis e desencaixáveis. Ele suporta uma enorme variedade de formatos, portanto é improvável que você encontre problemas nesse software. Por fim, há uma rica variedade de filtros e efeitos especiais bastante avançados, fáceis de gerenciar e aplicar. Este é um dos melhores editores de vídeo gratuitos que farão tudo o que você precisa para a maioria dos projetos.

13- APPLE IMOVIE

Um clássico para Mac.

Plataforma: Mac | principais recursos: Suporta resoluções 4K; efeitos e filtros, bom para edição básica de vídeo.

o clássico software de edição de vídeo gratuito para Mac. Se você é proprietário de um Mac, o programa já deve estar pré-carregado na sua máquina.

Então, quais resultados o Apple iMovie pode alcançar? Bem, ‘resultados’ é a palavra certa, pois o acabamento e o brilho que você obtém de um vídeo feito no iMovie são muito melhores do que você esperaria de um brinde. É realmente fácil gravar suas imagens e você ficará surpreso com o quão rápido e direto é reunir uma edição com aparência refinada (e com som).

Se o seu laptop preferido for um MacBook Pro recente, esse é um dos programas que oferece suporte completo à barra de toque. Embora gostaríamos de ver o suporte para edição de vídeo e várias câmeras em 360 graus adicionados a iterações futuras.

14- TIKTOK

A sensação móvel pode ser exatamente o que você está procurando.

Plataforma: Android, iOS | principais recursos: compartilhamento simples, vídeos personalizados, aplicativo grátis, melhor para usuários de mídias sociais

OK, sabemos que esse é um curinga e não interessa a editores de vídeo sérios. Mas você realmente não pode ignorar o quarto aplicativo mais baixado do mundo em 2018. E, dependendo do que você está planejando, o TikTok pode ser apenas o que você está procurando.

O argumento do TikTok é que é um cruzamento entre o Snapchat e o caro Vine. Ou seja, ele permite que você faça vídeos curtos e compartilhados de tamanho de mídia social que podem ser personalizados. Começando a vida como um aplicativo de sincronização labial, é usado por cantores, comediantes, estrelas do YouTube e, mais comumente, adolescentes chineses.

Mais uma vez, você não estará criando o próximo Citizen Kane com o TikTok, mas o aplicativo é gratuito no iOS e no Android, para que você possa baixá-lo agora e ver o motivo de toda essa confusão.