abril 24, 2024 12:46 am

Até 2025, mais de 3 bilhões de pessoas usarão e-mail. Onde mais você pode alcançar tantas pessoas em um e-mail?

No geral, você obtém muito quando se concentra nos e-mails: um grande público e alto ROI.

Mas você deve ter cuidado com o funcionamento da sua campanha por e-mail. Mesmo alguns erros podem levar a grandes problemas ou desperdício de dinheiro para os seus negócios.

Veja sete dos “pecados mais mortais” nas campanhas de e-mail marketing. Mostraremos como esses problemas podem acontecer e o que você pode fazer para evitá-los.

1- NÃO TER UM PLANO CLARO (OU QUALQUER PLANO!)

Pergunte a qualquer profissional de marketing por e-mail, e eles dirão a mesma coisa: o planejamento é tudo.

Uma campanha de e-mail bem-sucedida não terá apenas a mensagem “Ótima venda!” Ou “Economize 15% agora” aqui e ali. Sem um plano sólido, seus e-mails não terão estrutura, resultando em uma campanha que não faz nenhum sentido.

PLANEJE SEU CONTEÚDO

Como qualquer campanha, o e-mail marketing começa com uma meta. Deseja receber novos assinantes ou sua campanha procura fomentar os já existentes? Para dar mais orientação aos seus e-mails, você também pode configurar uma campanha que atenda aos clientes em todas as etapas da jornada do comprador.

ALVEJE SEUS CLIENTES

Seus e-mails devem dar o seu público algo que tem valor. Em poucas palavras, enviar conteúdo que eles realmente querem ler.

Tomemos, por exemplo, um consultor financeiro que deseja construir um relacionamento com novos assinantes. Durante esse estágio, seu objetivo é educar com conteúdo gratuito e valioso.

Uma ótima maneira de conseguir isso é iniciar um desafio de 30 dias para melhorar as finanças. Por 30 dias seguidos, os assinantes que optarem por receber um e-mail motivacional com uma descrição por escrito. Isso permite que você mostre o valor do seu produto através de conteúdo gratuito.

Lembre-se de ajustar conforme necessário: sua campanha de e-mail deve ser orgânica e alterável. Certifique-se de acompanhar os eventos atuais. Você não deseja que seu e-mail engraçado seja enviado automaticamente após um grande evento de notícias ou um desastre natural!

2- NÃO CRONOMETRA SUAS EXPLOSÕES DE E-MAIL

O tempo é importante para quem vê seus e-mails. Se você enviar uma notificação por e-mail na tarde de sexta-feira, menos pessoas verão. Ele será enterrado sob outras mensagens. E isso significa muito dinheiro desperdiçado no orçamento do seu anúncio.

Por que gastar dinheiro com e-mails que seu público nunca verá?

Envie suas mensagens durante a semana, meio-dia (não muito cedo nem muito tarde). Pesquisas mostram que você obtém melhores taxas de resposta de seus clientes durante esse período.

Obviamente, isso varia de acordo com a natureza do seu negócio e seu público-alvo. Tire um tempo extra para testá-lo. Use testes A / B em suas campanhas de e-mail para descobrir a melhor hora e dia para atingir suas metas.

3- ENVIANDO MUITOS EMAILS

Há uma linha tênue entre e-mails promocionais “demais” e “insuficientes”. Você nunca quer cruzar a linha em “muitos”. Essa é uma maneira infalível de perder assinantes.

Um estudo da Technology Advice entrevistou quase 500 pessoas sobre esse tópico. Quase metade dos entrevistados marcou e-mails como spam porque recebeu muitos e-mails.

Faça isso:

Os e-mails de hoje são sobre menos, não mais. Você não pode simplesmente explodir todos os seus destinos com a mesma mensagem genérica.

SIGA ESTAS DICAS:

Alveje seus clientes. Personalização é importante no e-mail marketing, pois aumenta o seu clique através de taxas de abertura. Isso pode significar muitas coisas – desde abordar seus clientes pelo nome, até segmentar seu público-alvo por gênero.

CRIE VALOR NA MENSAGEM. 

Faça seus e-mails valerem a pena ler com conteúdo e imagens de alta qualidade.

4- TORNANDO DIFÍCIL CANCELAR A INSCRIÇÃO

Além de permitir que os clientes ajustem o número de e-mails que recebem, você também deseja oferecer a eles uma maneira fácil de cancelar a inscrição.

Claro, você não quer que ninguém cancele sua inscrição. Mas isso não significa que você deva tornar difícil (ou impossível) fazê-lo.

Os destinatários acham extremamente irritante quando as marcas dificultam a inscrição. No final, eles podem acabar marcando seus e-mails como spam ou bloqueando seu endereço de e-mail definitivamente.

Faça isso:

Cancelar a inscrição deve ser fácil. Não engane as pessoas nos seus e-mails (mais sobre isso na próxima dica). Você deve tornar o processo de cancelamento de inscrição claro e fácil.

AQUI ESTÃO MAIS ALGUMAS DICAS:

Sempre inclua uma opção de cancelamento de inscrição nos e-mails
Verifique se a opção é clara e visível (mesmo que seja pequena e na parte inferior)

Não fique incomodando os destinatários com muitas mensagens “Você tem certeza?”
Inclua uma opção para diminuir a frequência com que os destinos recebem e-mails de você.

5- ENGANANDO SEUS ALVOS

Tornar difícil cancelar a inscrição é uma coisa. Mas e os outros tipos de truques que alguns profissionais de marketing usam nos e-mails?

Todos nós já vimos esses títulos loucos de e-mail:

  • Produto Grátis! Que Surpresa!
  • Você Ganha Algo! Que Ótimo!
  • Parabéns! Você Ganhou Algum Concurso!

AJA AGORA OU PERCA PARA SEMPRE!

Primeiro, estamos em um mundo de marketing em que sabemos melhor do que clicar nesses e-mails. E a maioria dos clientes de e-mail agora os sinaliza como spam antes que seus destinos os vejam.

A lição aqui se resume a quanto seu público confia no que você diz. Você não quer enganá-los. Essa é uma receita rápida para perder clientes.

Faça isso:

Fique direto e ao ponto em seus e-mails – tanto assunto e corpo. Não tente atrair alvos com falsas promessas. Não “isque e alterne” entre o que o assunto do e-mail diz e o que a mensagem oferece.

Em resumo, lembre-se do antigo ditado “honestidade é a melhor política”. E-mails relevantes e honestos, baseados em valores, são honestos e manterão seus objetivos envolvidos.

6- ARRUINAR UM E-MAIL COM IMAGENS RUINS

Sim, as imagens ajudam a vender sua campanha se você as usar com bom gosto. No entanto, muitas pessoas cometem o erro de usar imagens de baixa qualidade ou inadequadas ou sobrecarregam seus e-mails com elas.

Esse é o tipo de e-mail que chega às pastas da Lixeira.

Faça isso:

Vá devagar com as imagens. Use apenas as imagens necessárias e espalhe-as por todo o e-mail. Certifique-se de que sejam claras, nítidas e de bom gosto.

Otimize suas imagens adicionando a tag alt diretamente no código da sua imagem. Isso exibirá um texto substituto para a sua imagem se a última carregar muito lentamente.

7- ESQUECENDO DE OTIMIZAR PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

A navegação móvel chegou para ficar. Até 2021, projeta-se que haverá mais de 2,87 bilhões de usuários de smartphones em todo o mundo.

Isso significa que boa parte de seus leitores usará seus smartphones para ler e-mails.

Esquecer de otimizar seus e-mails para celular pode limitar severamente seu alcance. Se os leitores não conseguirem abri-lo ou ver seu conteúdo de maneira rápida e fácil, eles o descartarão.

Faça isso:

Você deseja criar campanhas simples e limpas que apresentam texto e imagens de conteúdo otimizados para telas menores.

COLOQUE SEU CONTEÚDO EM UMA ÚNICA COLUNA

Você deve ter conteúdo de coluna única com imagens com cerca de 600 pixels ou menos. Isso agiliza o processo de carregamento e facilita a visualização dos seus assinantes.

Obtenha hospedagem de e-mail para maximizar suas campanhas
Se iniciar uma campanha de marketing por e-mail fizer parte de seus objetivos de marketing este ano, é melhor garantir primeiro um endereço de e-mail personalizado.

O uso de endereços de e-mail gratuitos como um e-mail do Yahoo ou uma conta do Google não faz nada para validar a credibilidade da sua marca. Um endereço de e-mail personalizado, por outro lado, dá à sua marca uma aparência mais profissional, enquanto mantém as informações da sua empresa em segurança.