Dicas Para Contratar Um Web Designer - Jonas Zhang
Com tantas opções para modelos de web design, agora ficou mais fácil criar seu próprio site. Tudo o que você precisa é de um host confiável e muita criatividade para tornar isso possível.

MAS ISSO É TUDO O QUE EXISTE? 

Embora as ferramentas e os guias para web design possam não ser mais um problema, é compreensível que nem todas as pessoas tenham tempo ou habilidades para criar seus próprios sites. Se você deseja contratar um profissional para criar seu site, a publicação de hoje destacará as coisas a serem consideradas ao escolher a pessoa certa para o trabalho.

Mas primeiro, qual é a diferença entre um web designer e desenvolvedor web?
Antes de avançarmos mais no que procurar em um web designer, vamos discutir a diferença entre um designer e desenvolvedor. Eles geralmente são trocados por engano, portanto, entender a diferença entre esses dois pode orientá-lo sobre o tipo de especialista em site que você realmente precisa.

WEB DESIGNER

Geralmente, um web designer é alguém responsável pela estética (aparência) de um site. Eles trabalham com a marca ou o logotipo, a cor, as fontes e o layout das páginas da web. Eles fornecem modelos (um rascunho que contém imagens e textos de como o site será exibido). Web design é mais do que apenas tornar um site bonito. Os designers são hábeis em organizar conteúdo, organizar layouts, criar frases de ação que atendam às metas de design de um site.

DESENVOLVEDOR WEB

Um desenvolvedor web é um profissional de site que trabalha com as maquetes de um web designer para desenvolver um site útil. Se o seu site for construído no WordPress, um desenvolvedor da Web poderá adaptar um modelo ou tema existente para se adequar a uma maquete ou criar um tema totalmente personalizado. Os desenvolvedores de Web incluem funcionalidade em um site e auxiliam na solução de problemas quando surgem problemas.


POR QUE É TÃO IMPORTANTE SABER A DIFERENÇA?

Algumas pessoas podem pensar em contratar um desenvolvedor web quando o que precisam é de um web designer. Antes de começar sua pesquisa, é crucial listar os serviços necessários para o seu site.

Então, digamos, por exemplo, que você deseja que seu site:

  • Informe as pessoas sobre os produtos ou serviços que você oferece
  • Ensine as pessoas a entrar em contato com sua empresa para perguntas
  • Faça as pessoas se inscreverem em um boletim promocional.

Esses são recursos bastante diretos e um designer ou desenvolvedor pode executar essas tarefas perfeitamente. Se você não precisa de um site altamente especializado, também pode fazê-lo, pois existem centenas de plug-ins para aceitar e-mails e formulários de contato prontos para download.

No entanto, se você deseja começar a vender e receber pagamentos diretamente do seu site, poderá precisar dos seguintes recursos:

  • Software de comércio eletrônico
  • Gateway de pagamento (ex. PayPal/PagSeguro),
  • SSL/Segurança e Autenticação de Páginas
  • Software de contabilidade sincronizado entre sua loja on-line e a loja principal e
  • Acesso avançado dos funcionários a processar pedidos e pagamentos

Seu projeto agora se torna mais sofisticado e pode exigir uma solução personalizada especificamente para o seu site. Você provavelmente precisaria de um web designer e talvez de um desenvolvedor, dependendo de quão bem a funcionalidade se fundisse com o design existente.

AQUI ESTÃO ALGUMAS DICAS PARA ANOTAR:

Confira o portfólio do designer e veja se o estilo dele está alinhado com a aparência do site.
Navegue pelo portfólio do designer - observe estilos, cores, fontes ou logotipos distintos. Se você deseja algo elegante e limpo, isso deve refletir isso no portfólio do designer.

Faça alguma pesquisa online. Pesquise nos mecanismos de pesquisa, redes sociais como Facebook e LinkedIn, comentários e sites de fórum. Se possível, solicite referências de clientes anteriores.

Verifique todas as possíveis bandeiras vermelhas, mas faça todos os comentários ou análises que encontrar com um pouco de sal. Considere o desempenho passado, o número de anos de serviço para avaliar sua decisão ao contratar um profissional de design.

Ao procurar referências, não procure apenas recomendações genéricas. Seja específico com quais são seus requisitos. Confira projetos de seus clientes anteriores que podem estar relacionados aos seus.

Pergunte se as revisões são permitidas. Em caso afirmativo, existe um custo adicional para as revisões?

Se você contratou um web designer baseado em projeto, está contratando ele ou ela para concluir um projeto, conforme detalhado no contrato. Seus serviços não são oferecidos por toda a vida. Liste com antecedência as despesas envolvidas na alteração de designs ou layouts. Observe que as taxas podem mudar ao longo do tempo, portanto, você pode querer ser flexível com seu cálculo de custos no futuro.

ANOTE QUALQUER TIPO DE MANUTENÇÃO QUE SEU SITE PRECISARÁ.

Construir um site não é uma coisa única. É um custo contínuo, pois precisa ser atualizado constantemente (para plugins e temas de terceiros) para funcionar.

Seu web designer pode incluir manutenção em seus serviços ou recomendar alguém que possa. Se você sabe como solucionar problemas de sites, também pode fazer isso sozinho.

A COMUNICAÇÃO E O ATENDIMENTO AO CLIENTE DEVEM SER SUA PRINCIPAL PRIORIDADE.

Nada poderia ser pior do que trabalhar com alguém que não está atento aos prazos ou não pode fornecer atualizações regulares sobre o trabalho deles. Esteja você trabalhando com um freelancer ou uma equipe de design, é importante que o seu próximo designer tenha um forte histórico de comunicação eficaz com seus clientes.

ONDE ENCONTRAR WEB DESIGNERS DE QUALIDADE

Um dos aspectos desafiadores da contratação de um web designer é saber onde encontrar um. A boa notícia é que existem muitos sites onde clientes e web designers se encontram e trabalham em projetos.

Aqui está um resumo dos melhores sites para encontrar um designer. A maioria deles são sites freelancers, sites de portfólio ou um mercado de trabalho onde você pode fazer o upload dos requisitos do seu projeto.

Mídia sociais: LinkedIn ou Facebook são ótimos lugares para encontrar páginas de marcas de profissionais da área de web design, pesquise por grupos, páginas, comentários, avaliações, faça perguntas e veja se há sites com Portfólio para ter uma noção dos trabalhos feitos e do perfil do profissional.

Site de serviços: Um dos sites mais famosos é o workana, nele você encontra diversos profissionais que estão prontos para anteder seu projeto. Nele você pode busca por categoria, fazer uma busca ou ainda, pode escrever uma pequena mensagem dizendo que está buscando um web design, contando o que deseja, como quer, que após alguns minutos virão vários profissionais se apresentando para o serviço. Basta escolher o melhor, pesquisar o perfil de cada um contratar.

UM PASSO NA DIREÇÃO CERTA

Quando você escolhe o designer certo, pode esperar ter um site visualmente atraente para seus visitantes. Lembre-se de que você só tem alguns segundos para impressionar seu público-alvo, por isso é importante que seu site seja bem projetado para começar.

Além de ter um incrível design da web, seu site funcionará perfeitamente com um serviço de hospedagem de domínio confiável.

VEJA TAMBÉM:

12 Dicas de Como Deixar Seu Site Profissional
Como Aumentar a Conversão Para o Seu Site
8 Razões Pelas Quais As Pessoas Deixam Seu Site
Diferença Entre Servidores Em Nuvem e Servidores Dedicados