abril 19, 2024 8:39 pm

Você é uma pessoa criativa, com talento para escrever, e organizou rascunhos e ideias para escrever seu e-book. Você já conseguiu o material, todo o texto já está pronto, mas fica perplexo quando avança para o próximo passo, a formatação e design do seu trabalho.

A internet é o seu nicho alvo para vender seu trabalho na forma de um livro digital. Editar todo este trabalho definitivamente não faz parte do seu vocabulário, pois parece muito mais complicado do que escrever, entretanto, seu orçamento é muito limitado para encontrar um provedor de serviços de design de livros que faça isso sem cobrar muito.

O QUE UM DESIGNER DE LIVROS ELETRÔNICOS TEM QUE FAZER?

Os ingredientes para um bom design de livro digital estão listados abaixo. Dependendo do conteúdo do seu trabalho, você pode ou não ter que usar tudo aqui, mas eles devem lhe dar uma ideia de quais são as coisas críticas a serem consideradas ao montar seu e-book. Depois de começar, os livros seguintes em que você trabalhará serão fáceis.

RELEITURA MUSICAL

Esta é provavelmente a segunda coisa – se não a primeira – que seus leitores acessarão quando encontrarem seu e-book. Decidir sobre o que colocar como foto, texto, desenho, dois ou todos ele é crucial, pois representa suas mensagens de e-book.

Geralmente, também é um ponto de venda – sem abrir seu livro ainda, as pessoas podem ter que decidir se estão comprando seu trabalho ou não apenas com base no que veem à frente. Portanto, invista tempo para definir o que vai subir lá.

ÍNDICE

Para que o leitor tenha uma ideia do que está dentro, é necessário um sumário. Subgrupa as ideias que você está apresentando, que ajudam os leitores a acompanhar a leitura. Você pode até fazer o hyperlink da tabela de títulos de conteúdo para facilitar a referência.

CABEÇALHOS E RODAPÉS

A fonte, o layout, o local da sua página e outro cabeçalho ou rodapé que você deseja incluir, como título ou referências do capítulo, dependem do tom que você deseja usar no seu e-book. Há muitos

CABEÇALHOS DE TÓPICOS

Seus títulos de tópicos permitem que seus leitores saibam que um assunto terminou e um novo começou.

LISTAS

Isso é bom para qualquer ideia que você deseja agrupar para facilitar o acesso e a referência.

IMAGENS

Alguns leitores são visuais, e ver imagens em um e-book se torna uma atração e um ponto de venda. Ajuda-os a visualizar e, assim, assimilar melhor a mensagem que você está enviando.

LIGAÇÕES

É bom ter links para recursos ou outras formas relacionadas de literatura no final do seu e-book para ajudar os leitores a realizar uma leitura mais profunda sobre o assunto.

ESTILO DO TEXTO

A fonte, o tamanho e o espaçamento que você usa no texto do e-book são importantes para que pessoas diferentes tenham várias referências. Alguns gostam de fontes pequenas, enquanto outros preferem fontes maiores. Com base na direção geral do seu livro, seu estilo de texto deve corresponder ao tom e ao auxílio, uma experiência de leitura confortável para o seu cliente.

PADRONIZE 

O ponto crucial é manter a formatação padrão, nada de abusar de fontes diferentes, pequenas ou cursivas, o mesmo serve para as cores, nada de cores fortes, como vermelho ao fundo amarelo, isso cansa a vista e deixa a pessoa frustrada com a leitura, fazendo que se arrependa da compra e solicite o reembolso.

Dê atenção e-books profissionais, que você tenha comprado ou baixado gratuitamente da internet, todos eles seguem um padrão, as cores, os textos todos são delicados, quando há diferença em certo ponto é para chamar atenção para a leitura, como uma frase importante em cores ou caixa alta.

Demora muito tempo para montar um design de e-book. Com persistência, paciência e assistência dos especialistas, você pode fazer isso seguindo as diretrizes deste artigo.