abril 23, 2024 10:52 pm

Se você planeja vender produtos on-line, provavelmente a primeira coisa a se pensar é obter o maior tráfego possível de visitantes. Afinal, quanto maior o tráfego de visitantes, maior a exposição do seu site a seus produtos ou serviços.

Bem, não tão rápido. Sim, é verdade que seus clientes líquidos serão maiores. No entanto, a porcentagem de conversão de visitantes que recorrem a clientes também diminuirá. O fato é que existem tantos visitantes que podem querer comprar o que você está vendendo.

Em um mercado enorme, não há limite para o número de clientes que se pode encontrar, mas aqueles no mercado pequeno podem se ver apenas em centenas de milhares de clientes.

Quando seu único foco é aumentar o número de visitantes, você descobrirá que não poderá adquirir mais visitantes em algum momento. Pode ser que você tenha escolhido uma grande maioria de pessoas em seu nicho ou seu nicho é muito grande que seria muito caro direcionar mais dele.

Então, como você evita encontrar um beco sem saída para seus esforços de marketing? A resposta curta é refinar sua taxa de conversão.

Se você sabe como dobrar o número de visitantes que compraram algo do seu site, essa estratégia pode direcionar efetivamente seus negócios para mais oportunidades de aumento de receita e base de clientes.

COMO MELHORAR A TAXA DE CONVERSÃO?

Existem várias maneiras de não apenas obter o tráfego certo, mas também aumentar os resultados da conversão. As dicas abaixo não são de forma alguma exaustivas. O importante aqui é fazer as alterações certas que funcionem para a conversão do seu site.

MARKETING DE PESQUISA

Você pode analisar o desempenho de suas estratégias de marketing de pesquisa. Verifique se o tráfego do site está realmente convertendo. Veja quais das suas palavras-chave estão gerando tráfego, mas não são convertidas como clientes. Nesse caso, concentre sua atenção nas palavras-chave que realmente enviam clientes reais.

FUNIL DE VENDAS

Como você canaliza seus visitantes desde o momento em que chegam até finalmente fazer a compra é muito crucial para a conversão. Certifique-se de eliminar as etapas desnecessárias que podem levar as pessoas a interromper sua jornada de compra. Recursos como um botão ‘redefinir’ ao lado de um botão de envio podem confundir e ajudar os clientes em potencial a concluir sua transação.

Torne mais fácil e conveniente que seus clientes concluam sua compra. Você pode fazer com que eles criem uma conta após a conclusão da transação, em vez de lembrá-los na metade da compra.

CONTEÚDO DE ALTA CONVERSÃO

Algum tipo de conteúdo tem um enorme impacto na taxa de conversão. Como exemplo, o upload de conteúdo de vídeo pode gerar melhores resultados de conversão do que uma postagem no blog. No entanto, não entre imediatamente em um anúncio em vídeo.

Verifique se o conteúdo do vídeo é visualmente criativo e útil para os visitantes, como tutoriais de maquiagem, se você estiver vendendo produtos de maquiagem. Se você tem uma parte do seu blog que é melhor explicada como um vídeo, trabalhe no compartilhamento desse conteúdo.

Além de publicar o tipo certo de conteúdo com o qual seus visitantes gostariam de se envolver, é importante atualizar o conteúdo regularmente para ajudar os clientes a manter contato com sua marca.

APELO ESTÉTICO

Vamos encarar. As pessoas são geralmente visuais. Se um visitante chegar ao seu site e ele não atender aos padrões estéticos, provavelmente não prosseguirá com a compra. Uma primeira impressão ruim certamente afetará sua conversão, independentemente de seus produtos serem de alta qualidade.

Um simples ajuste na cor e no tamanho do botão de call to action do seu site pode levar os visitantes casuais a clicar neles. Tente se concentrar em ter um ótimo layout de design, escolha a cor certa e garanta que todas as páginas sejam carregadas rapidamente.

INTERAJA COM OS CLIENTES

Existem muitas ferramentas para manter seus clientes envolvidos, mesmo depois que eles compraram algo do seu site. Um recurso de suporte ao chat ao vivo permite que seus clientes entrem em contato com você a qualquer momento, caso precisem de assistência.

A adição de links aos seus perfis de mídia social estende a conversa para além do seu site e permite que seus clientes compartilhem suas experiências com a sua marca em sua própria rede social. Adicionar um fórum de qualidade não é para todos, mas pode aumentar suas taxas de engajamento, pois permite que os clientes interajam e obtenham ajuda da comunidade do fórum.

TAXA DE CONVERSÃO: O QUE MAIS IMPORTA

Como proprietários de sites, não basta verificar as estatísticas do visitante ou da visualização da página. Preste muita atenção em onde os clientes chegam ao seu site, como eles se envolvem e em que estágio do funil de conversão eles ficam ou saem do site.

Com a estratégia de conversão correta, você pode se concentrar efetivamente no que realmente funciona no seu site e abandonar coisas que não são tão importantes.