abril 23, 2024 3:18 pm

A parte mais difícil do trabalho de um escritor é sentar-se para fazer o trabalho. Afinal, os livros não se escrevem apenas. Você precisa investir tudo o que está criando para criar uma importante peça de trabalho.

VEJA 10 ETAPAS PARA ESCREVER UM LIVRO, ALÉM DE 10 ETAPAS DE BÔNUS.

Primeiro, vejamos o quadro geral. O que é preciso para escrever um livro? Isso acontece em três fases:

Começo: Você precisa começar a escrever. Isso parece óbvio, mas pode ser o passo mais esquecido do processo. Você escreve um livro decidindo primeiro o que vai escrever e como vai escrevê-lo.

Ficar Motivado: Depois de começar a escrever, você terá dúvidas e oprimirá centenas de outros adversários. Planejar com antecedência esses obstáculos garante que você não desista quando eles surgirem.

Acabamento: Ninguém se importa com o livro que você quase escreveu. Queremos ler o que você realmente terminou, isso significa que o que faz de você um escritor não é sua capacidade de iniciar um projeto, mas de concluí-lo.

FASE 1: INTRODUÇÃO

Todos nós temos que começar em algum lugar. Ao escrever um livro, a primeira fase é composta de quatro partes:

1- DECIDA SOBRE O QUE É O LIVRO

Uma boa escrita é sempre sobre algo. Escreva o argumento do seu livro em uma frase, estenda-o para um parágrafo e depois para um esboço de uma página. Depois disso, escreva um sumário para ajudá-lo a escrever e, em seguida, dívida cada capítulo em algumas seções. Pense no seu livro em termos de começo, meio e fim. Qualquer coisa mais complicada fará você se perder.

2- DEFINA UMA META DIÁRIA DE CONTAGEM DE PALAVRAS

Uma página por dia tem apenas 300 palavras. Você não precisa escrever muito. Você só precisa escrever com frequência. O estabelecimento de uma meta diária dará a você algo a que buscar. Faça-o pequeno e viável, para que você possa atingir seu objetivo todos os dias e começar a ganhar impulso.

3- DEFINA UM HORÁRIO PARA TRABALHAR EM SEU LIVRO TODOS OS DIAS

A consistência facilita a criatividade. Você precisa de um prazo diário para fazer seu trabalho – é assim que você termina de escrever um livro. Sinta-se livre para tirar um dia de folga, se quiser, mas agende com antecedência. Nunca deixe um prazo passar; não saia do gancho tão facilmente. Definir um prazo diário e um horário regular de escrita garantirá que você não precise pensar em quando irá escrever. Quando é hora de escrever, é hora de escrever.

4- ESCREVA SEMPRE NO MESMO LOCAL

Não importa se é uma mesa ou um restaurante ou a mesa da cozinha. Só precisa ser diferente de onde você realiza outras atividades. Torne seu local de escrita um espaço especial, para que, quando você o inserir, esteja pronto para trabalhar. Deve lembrá-lo de seu compromisso em terminar este livro. Novamente, o objetivo aqui é não pensar e apenas começar a escrever.

FASE 2: FAZENDO O TRABALHO

Agora, é hora de começar a trabalhar. Aqui, vamos nos concentrar nas próximas três dicas para ajudá-lo a concluir o livro:

5- DEFINA UMA CONTAGEM TOTAL DE PALAVRAS

Comece com o fim em mente. Depois de começar a escrever, você precisará de uma contagem total de palavras para o seu livro. Pense em termos de 10 mil incrementos de trabalho e dívida cada capítulo em comprimentos aproximadamente iguais. Aqui estão alguns princípios orientadores gerais:

10.000 palavras = um panfleto. Tempo de leitura = 30-60 minutos.
20.000 palavras = E-Book ou manifesto curto. O Manifesto Comunista é um exemplo disso, com cerca de 18.000 palavras. Tempo de leitura = 1-2 horas.
40.000 a 60.000 palavras = livro / não-ficção padrão. Tempo de leitura = três a quatro horas.
60.000 a 80.000 palavras = livro longo de não-ficção / romance de tamanho padrão. Tempo de leitura = quatro a seis horas.
80.000 palavras – 100.000 palavras = livro de não-ficção / romance longo. A semana de trabalho de quatro horas cai nesse intervalo.
Mais de 100.000 palavras = romance épico / livro acadêmico / biografia. Tempo de leitura = seis a oito horas. A biografia de Steve Jobs se encaixaria nessa categoria.

6- DÊ A SI MESMO PRAZOS SEMANAIS

Você precisa de uma meta semanal. Faça uma contagem de palavras para manter as coisas objetivas. Comemore o progresso que você fez e, ao mesmo tempo, seja honesto sobre quanto trabalho resta a ser feito. Você precisa ter algo para almejar e uma maneira de se medir. Esta é a única maneira de realizar qualquer trabalho: com um prazo.

7- OBTENHA FEEDBACK ANTECIPADO

Nada é pior do que escrever um livro e depois ter que reescrevê-lo, porque você não deixou ninguém olhar para ele. Tenha alguns consultores de confiança para ajudá-lo a discernir o que vale a pena escrever. Estes podem ser amigos, editores, familiares. Apenas tente encontrar alguém que lhe dê um feedback honesto desde o início para garantir que você está indo na direção certa.

FASE 3: ACABAMENTO

Como você sabe quando termina? Resposta curta: você não sabe. Então, aqui está o que você faz para encerrar bem esse processo de redação de livros:

8- COMPROMETA-SE A ENVIAR

Não importa o quê, termine o livro. Defina um prazo ou tenha um para você. Em seguida, libere-o para o mundo. Envie-o ao editor, libere-o na Amazon, faça o que for necessário para colocá-lo na frente das pessoas. Só não coloque na sua gaveta. O pior seria desistir assim que essa ele estiver escrito. Isso não fará com que você faça o seu melhor trabalho e não permitirá que você compartilhe suas ideias com o mundo.

9- ABRACE A FALHA

Ao se aproximar do final deste projeto, caso tenha falha, não desista, saiba que isso será difícil e você certamente estragará tudo. Apenas fique bem com o fracasso e se dê graça. É isso que o sustentará – a determinação de continuar, e não seus padrões indescritíveis de perfeição.

10- ESCREVA OUTRO LIVRO

A maioria dos autores tem vergonha de seu primeiro livro. Mas sem esse primeiro livro, você nunca aprenderá as lições que, de outra forma, perderia. Então, coloque seu trabalho lá, falhe cedo e tente novamente. Esta é a única maneira de você melhorar. Você tem que praticar, o que significa que você deve continuar escrevendo.

Todo escritor começou em algum lugar, e a maioria começou apertando sua escrita nas fendas de suas vidas diárias. Foi assim que muitos começaram, e pode ser onde você começa também. Quem faz isso é quem aparece dia após dia. Você pode fazer o mesmo.

A RAZÃO PELA QUAL A MAIORIA DAS PESSOAS NUNCA TERMINA SEUS LIVROS

Todos os anos, milhões de livros ficam inacabados. Livros que poderiam ter ajudado pessoas, trazido beleza ou sabedoria ao mundo. Mas eles nunca vieram a existir. E de uma maneira ou de outra, a razão é sempre a mesma: o autor se demitiu.

Talvez você tenha lidado com isso. Você começou a escrever um livro, mas nunca o concluiu. Você ficou preso e não sabia como terminar. Ou você completou seu manuscrito, mas não sabia o que fazer depois. Pior ainda, você escreveu um livro, mas ninguém se importava. Ninguém comprou ou leu.

Todo grande escritor precisa de um sistema em que possa confiar. Você não é diferente. Mas o sistema de um autor sobre como eles produzem livros mais vendidos após livros mais vendidos nem sempre é a coisa mais fácil de acessar.

Em outras palavras, o processo de escrita é importante. Isso importa muito. Você precisa não apenas terminar seu livro, mas escrever um que seja digno de ser vendido. E se você deseja maximizar suas chances de terminar seu livro, precisa de um plano comprovado.

BÔNUS: MAIS 10 DICAS DE REDAÇÃO!

Se precisar de ajuda para se manter motivado, aqui estão outras 10 dicas para ajudar você a continuar no processo:

11- ESCREVA APENAS UM CAPÍTULO DE CADA VEZ

Escreva e publique um romance, um capítulo de cada vez, usando o Amazon Kindle Singles, Wattpad ou compartilhando com seus assinantes da lista de e-mails.

12- ESCREVA UM LIVRO MAIS CURTO

A ideia de escrever uma obra-prima de 500 páginas pode ser paralisante. Em vez disso, escreva um pequeno livro de poemas ou histórias. Projetos longos são assustadores. Comece pequeno.

13- CRIE UM BLOG PARA OBTER FEEDBACK ANTECIPADO

Obter feedback antecipado e frequentemente ajuda a acabar com a sobrecarga. Inicie um site no WordPress ou Tumblr e use-o para escrever um livro ou um capítulo de cada vez. Em seguida, publique todas as postagens em um livro impresso. Isso é um pouco diferente do que os blogs tradicionais, mas os mesmos conceitos se aplicam.

14- MANTENHA UMA LISTA DE INSPIRAÇÃO

Você precisa disso para manter novas ideias fluindo. Leia constantemente e use um sistema para capturar, organizar e encontrar o conteúdo que você selecionou. Ou seja, use um caderno ou algo que sirva para realizar anotações.

15- MANTENHA UM DIÁRIO

Em seguida, reescreva as entradas em um formato de livro muito mais sofisticado, mas use algumas fotocópias ou digitalizações das páginas do diário como ilustrações no livro. Você pode até vender edições “de luxo” que acompanham versões fotocopiadas da revista.

16- ENTREGUE DE FORMA CONSISTENTE

Alguns dias, é fácil escrever. Alguns dias, é incrivelmente difícil. A verdade é: a inspiração é apenas um subproduto do seu trabalho duro. Você não pode esperar por inspiração.

17- FAÇA PAUSAS FREQUENTES

Se você está constantemente estressado com o seu livro inacabado, acabará quebrando o seu cronograma. Em vez disso, planeje os intervalos com antecedência, para se manter atualizado: intervalos de minutos, intervalos de horas ou até vários intervalos de um dia.

18- REMOVA AS DISTRAÇÕES

Experimente ferramentas como Word ou Scrivener para permitir que você escreva em um ambiente totalmente livre de distrações. Dessa forma, e-mails, Facebook, Instagram, Twitter não interromperão seu fluxo.

19- ESCREVA ONDE OUTRAS PESSOAS ESTÃO ESCREVENDO (OU TRABALHANDO)

Se você está tendo problemas para escrever de forma consistente sozinho, escreva onde outras pessoas também estão trabalhando. Uma cafeteria ou biblioteca onde as pessoas estão realmente trabalhando e não apenas socializando, podem ajudar. Se você estiver em um lugar onde outras pessoas estão fazendo as coisas, não terá escolha a não ser se juntar a elas.

20- NÃO EDITE À MEDIDA QUE AVANÇA

Em vez disso, escreva sem julgamento primeiro, depois volte e edite mais tarde. Você manterá um fluxo melhor e não será interrompido por críticas constantes ao seu próprio trabalho. E você terá muito mais textos para editar quando for a hora de fazê-lo.