abril 25, 2024 10:28 pm

O e-mail marketing é um tipo de estratégia em que o correio eletrônico é utilizado como canal de comunicação direta entre empresas e clientes. O foco é criar um relacionamento duradouro de forma progressiva, o que se dá através de um conjunto de táticas e boas práticas.

Graças às ferramentas de e-mail marketing disponíveis no mercado, os resultados são facilmente mensurados, o que permite ajustes e otimização para os disparos das próximas campanhas.

COMO FUNCIONA UM E-MAIL MARKETING

O funcionamento do e-mail marketing é bastante simples. Você precisa de uma lista de contatos, que também é chamada de mailing. Nela vão estar os endereços eletrônicos do público que você pretende atingir, talvez divididos por categorias, conforme o estágio do funil de vendas nos quais se encontram.

Para colocar a estratégia em prática, você precisa de uma ferramenta de disparo, como um software que automatize a tarefa, que aí que ele entra. Assim, o próximo passo é construir a peça que pretende apresentar ao público selecionado, a plataforma utilizada irá cuidar da entrega da mensagem na caixa de entrada do usuário e depois disso, você terá acesso a métricas que permitem mensurar os resultados da ação.

Pode ver, por exemplo, quem recebeu a mensagem, quem a abriu, quem interagiu e quem a rejeitou, inclusive a marcando como spam.

PLATAFORMAS DE E-MAIL MARKETING E SUA DEFINIÇÕES:

1- MAIL CHIMP

Esta excelente ferramenta é muito fácil de usar. Isso justifica o motivo de ser uma das mais utilizadas em todo o mundo. Ela se destaca por ter uma excelente taxa de entrega dos e-mail marketing aos destinatários!

As suas principais vantagens são: acesso gratuito para até 2 mil clientes cadastrados e 12 mil emails enviados por mês; e possui um layout bem simples de usar. Caso precise mudar para um plano pago, ela possui excelentes opções com baixo custo mensal.

2- E-GOI

Esta plataforma está completamente em português e possui uma integração exclusiva para disparo de SMS. Além das mensagens de texto, o programa vem com a ferramenta para criação da landing pages integradas a ferramenta de e-mail marketing. Possui diversos tutoriais, dicas, cursos para utilização e A ferramenta possui treinamentos constantes que ensinam a usar os vários recursos disponíveis. O E-GOI tem uma versão gratuita com disparos ilimitados para listas de até 5000 contatos.

3- GET RESPONSE

O Get Response tem sido bastante comentado em todo o Brasil por ser uma ferramenta completíssima. Recentemente, a Get disponibilizou uma versão em português para seus usuários, e as primeiras impressões são excelentes, pois ele tem a sua usabilidade muito intuitiva.

O Get Response também inclui em suas funcionalidades uma ferramenta de criação de formulários e landing pages. Como se não bastasse, uma das coisas que mais chama a atenção nesta ferramenta é a facilidade em criar uma automação de marketing utilizando o serviço de auto resposta de maneira simples e rápida!

4- LEAD LOVERS

Além do ótimo nome, a LeadLovers é uma ferramenta brasileira criada para te ajudar em todos os aspectos da gestão de leads. A ferramenta possibilita integração com as redes sociais e importar sites inteiros em HTML para dentro da ferramenta. Os planos começam em 110 reais por mês para você possuir acesso a todas as funcionalidades da plataforma.

5- RD STATION

Uma das melhores e mais completas ferramentas do mercado. Se você ainda não conhecia a plataforma RD Station, pare agora o que está fazendo e vá conferir. Se você está pensando em gerar leads e gerir os fluxos de maneira estruturada, recomendamos muito usar a plataforma RD Station. Ela possibilita criar ações de conversão de leads, mensurar e analisar as ações, além da integração com as redes sociais e criação de landing pages.

Acompanhe os leads e os qualifique, otimize seus conteúdos através do SEO e também receba sugestões de temas para posts e relatórios sobre cada ponto da sua estratégia. Se você trabalha com marketing de conteúdo na sua empresa, então está plataforma de marketing é indispensável.

6- AWEBER

Se você precisa enviar e-mails em grande quantidade, esta é uma das ferramentas com um ótimo custo benefício para o envio de e-mail marketing. Ele possui recursos avançados e não é tão simples configurar e usar, exigindo assim uma maior experiência em tecnologia de informação.

As principais vantagens são o seu baixo custo mensal, também com acesso gratuito para testes por 30. Porém a plataforma está apenas em inglês e exige uma maior complexidade para que você possa configurar e experiência em aplicações web.

7- NITRONEWS

O Nitronews foi a primeira ferramenta de e-mail marketing com modalidade totalmente gratuita no Brasil. No mercado desde 2006, o Nitronews alia facilidade de uso e eficiência. Com uma interface limpa e bonita, a ferramenta tem ganhado cada vez mais admiradores. Totalmente brasileira, além de ter a vantagem de ser em português, o atendimento especializado é o grande diferencial.

Um recurso muito interessante é o Ranking de Contatos, onde a ferramenta dá nota de 0 a 10 aos contatos, conforme as interações dos destinatários com as mensagens. Contatos com ranking baixo acabam sendo automaticamente desativados, proporcionando economia e higienizando a base. Nos planos pagos, está incluída uma consultoria gratuita feita por especialistas.

8- MAD MIMI

O Mad Mimi é uma ferramenta de criação, edição, envio e acompanhamento de e-mails muito semelhante ao MailChimp. Ele possui um dos editores mais completos para criação de mensagens e você pode criar partir de templates HTML ou criar seus e-mails do zero, exportado através do código HTML se preferir utilizar outra plataforma para o envio das campanhas. As integrações incluem desde o Google Analytics, até o Pinterest e Shopify, sendo muito importante para e-commerce e empresas que atraem muitos visitantes a partir de outras plataformas que não sejam seus sites e blogs.